Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

Comer bem durante a amamentação

É importante continuar durante a amamentação com a dieta variada e saudável que manteve durante a gravidez.

Produzir leite materno para satisfazer um recém-nascido com fome dá trabalho e gasta muita energia – cerca de 500 calorias por dia. Por isso, tente comer um pouco mais do que o habitual. Se não comer o suficiente, o seu corpo continuará a produzir leite de boa qualidade, mas sentir-se-á sem energia. Isto também pode retardar a recuperação corporal do parto.

A sua dieta durante a amamentação - comer o suficiente

Tente comer um ou dois lanches energéticos durante o dia, bem como as três refeições principais. Experimente uma sanduíche de fiambre ou frango, uma tosta de queijo ou fruta desidratada e frutos secos (desde que não tenha um historial de alergias a amendoins na família). Iogurte, cereais ou sopas frescas também são boas escolhas.

Alimentos ricos em ferro

Poderá precisar de um suplemento de ferro, caso tenha níveis baixos – estes ajudam muito a reduzir o cansaço. Também pode adicionar alimentos ricos em ferro à sua dieta durante a amamentação, como carne vermelha, cereais reforçados, gema de ovo bem cozida e vegetais de folha verde. A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos ovos, legumes e cereais, por isso, não se esqueça de incluir alimentos como batatas, citrinos, tomates e pimentos.

Alimentos a consumir com moderação

Há alguns alimentos que poderão causar problemas aos bebés quando passados através do leite materno. Estes problemas incluem: demasiados gases, sintomas de cólicas e até diarreia. Os alimentos que deve evitar são tomates, citrinos ou o sumo destes em excesso, alho e cebola crua, repolho e couve-de-bruxelas, morangos, cogumelos, bebidas com gás, comida picante, chocolate e todos os tipos de grão. Não deve cortá-los por completo, coma-os com moderação e exclua-os apenas se suspeitar que estão a causar problemas ao seu bebé.

Por vezes, a sensibilidade aos produtos lácteos pode causar sintomas semelhantes a cólicas no seu bebé. Se estiver a considerar cortar os produtos lácteos durante algum tempo, primeiro aconselhe-se junto de um profissional de saúde, para se assegurar de que continua a obter nutrientes vitais para si e para o seu bebé.

Outra boa sugestão é tentar evitar demasiada cafeína em chá, café, Coca-Cola e outros refrigerantes. Caso contrário, o bebé poderá ficar inquieto e desperto. 

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Conselhos sobre amamentação

Conselhos sobre amamentação

Conselhos para alimentação com biberão

Conselhos para alimentação com biberão