É seguro fazer permanentes e pintar o cabelo durante a gravidez? É uma pergunta comum. Consoante a quem perguntar, as respostas variam. Algumas pessoas afirmam que a tinta de cabelo é segura desde que não toque no couro cabeludo, enquanto outras acreditam que qualquer tipo de tinta ou tratamento de cabelo não é seguro. O que deve, então, fazer? Deve alterar a sua rotina de beleza ou pode pintar o cabelo ou fazer uma permanente durante a gravidez?
Até aos dias de hoje, ainda não foi feita nenhuma investigação precisa que associe diretamente as tintas do cabelo ou os produtos químicos utilizados nas permanentes a danos fetais durante a gravidez. Posto isto, foi demonstrado em estudos com animais que os produtos químicos utilizados na tinta de cabelo e nas permanentes causam cancro e doenças genéticas quando utilizados em doses elevadas (50 vezes as quantidades utilizadas nos tratamentos profissionais). Usar todos e quaisquer produtos químicos desnecessários durante a gravidez, especialmente no couro cabeludo, que absorve os produtos químicos para a circulação de sangue, deve ser evitado quando possível, porém nunca foi comprovado que fazer madeixas ou uma permanente no cabelo cause algum tipo de dano e muitas mulheres optam por dar continuidade aos seus tratamentos capilares durante a gravidez. Qual é a nossa opinião? Faça o que é melhor para si.
Algumas mulheres acreditam que a sua autoestima compensa a exposição temporária aos produtos químicos. Curiosamente, os profissionais de saúde acreditam que as mulheres grávidas estão diariamente expostas a produtos químicos mais nocivos da poluição do que numa manutenção rápida da cor ou permanente do cabelo.
Talvez a derradeira pergunta seja: como é que o seu cabelo vai reagir? Graças às hormonas, o seu cabelo, pele e unhas mudam drasticamente durante a gravidez. É capaz de fazer uma permanente e mais tarde perceber que o seu cabelo não está a reagir da mesma forma que anteriormente ou que o seu cabelo não aceita a tinta tão bem como no passado. Há muitas mulheres que fazem permanentes ou pintam o cabelo a vida inteira e descobrem da pior maneira que, durante a gravidez, o seu cabelo não tolera os procedimentos.
Uma opção é comprar tintas e tratamentos capilares orgânicos e semi-permanentes. Não são tão duradouros, mas podem ser uma solução temporária enquanto estiver grávida. Se tiver dúvidas, é sempre boa ideia falar com o seu prestador de cuidados de saúde, já que a opinião do mesmo pode ajudá-la a tomar uma decisão. Sofreu alguma catástrofe capilar durante a gravidez? Utilizou tintas de cabelo ou fez permanentes? Escrito pela Team Health & Parenting
You are about to visit a Philips global content page
Continue