Esperar para sentir o primeiro pontapé do seu bebé pode ser um momento emocionante, mas também de ansiedade. O seu bebé começa a mover-se por volta da oitava semana, mas ele terá de ganhar peso antes de conseguir sentir esses primeiros pequenos toques e pontapés.
É comum notar que o seu bebé se está a mexer pela primeira vez por volta da 18ª-20ª semana, porém pode senti-lo a mover-se mais cedo ou mais tarde, dependendo da posição da sua placenta e de ser ou não a sua primeira gravidez.
Os primeiros movimentos do seu bebé podem parecer bolhas de ar ou borboletas na barriga, pelo que é fácil confundi-los com algo diferente. À medida que o seu bebé se torna maior e mais forte, as suas pequenas acrobacias serão substituídas por uns pontapés muito deliberados, à medida que se estica para se sentir confortável.
O seu bebé irá alternar entre muita atividade e descanso. Muitas vezes, os horários do bebé não seguem o seu e poderá descobrir que ele decide acordar e praticar as suas acrobacias no preciso momento em que se deita para dormir. Sentir o seu bebé a mexer-se pela primeira vez pode fazer com que a gravidez pareça mais real. É uma ótima oportunidade para criar laços com o seu bebé, já que ele reage à sua voz e toque. Esta é também uma excelente altura para os parceiros, amigos e família criarem laços com o bebé e sentirem esses preciosos pontapés.
Sim. Com o passar do tempo, começará a reconhecer o padrão habitual de movimentos do seu bebé, desde as acrobacias depois do pequeno-almoço até à calmaria de tarde, à medida que o seu movimento o embala até adormecer.
O nosso contador de pontapés na aplicação pode ajudá-la a contar os movimentos do seu bebé de forma rápida e simples para a ajudar a aprender a sua rotina habitual.
A partir das 28 semanas, os médicos e parteiras recomendam que comece a monitorizar os movimentos do seu bebé e a discutir quaisquer alterações com o seu prestador de cuidados de saúde.
Quaisquer alterações aos movimentos habituais do seu bebé, seja um aumento ou uma redução, devem ser imediatamente discutidas com o seu prestador de cuidados de saúde. Não espere até à visita seguinte. Escrito pela Team Health & Parenting
Ao discutir quaisquer preocupações, pode receber o apoio e os conselhos de que necessita para ficar descansada.
Talvez lhe seja pedido que marque uma consulta de monitorização, o que é muito comum. Nestas consultas, irão escutar o batimento cardíaco do seu bebé e podem fazer-lhe um exame para verificar a posição do seu bebé. Na maioria dos casos, está tudo bem, mas convém sempre verificar.
You are about to visit a Philips global content page
Continue