Porque é que os bebés mamam?
Para compreender como uma chupeta pode ajudar o bebé, primeiro temos de explorar por que motivo os bebés mamam. Resumidamente: não conseguem evitar! Os bebés nascem com uma necessidade de mamar tudo o que é colocado na sua boca. À medida que o bebé cresce, este reflexo desaparece lentamente.
O acto de mamar é sempre igual?
Acredite ou não, o acto de mamar não é sempre igual! Existem dois tipos distintos:
Mamar nutritivo: acto de mamar que acontece à medida que o bebé se alimenta
Mamar não nutritivo: acto de mamar que não acontece durante a amamentação
Como deve ter percebido, a chupeta insere-se na área não nutritiva.
Então, quais são os benefícios de mamar?
No que diz respeito ao acto mamar nutritivo, as vantagens podem parecer óbvias: o bebé consegue extrair leite de um biberão ou peito.
Mas há muito mais nos bastidores. Estas são as principais vantagens do acto de mamar não nutritivo e nutritivo que talvez não conheça:
Uma sensação de satisfação
Já notou que o bebé fica sonolento após uma alimentação? Ou que se acalma quando lhe dá uma chupeta? Isto acontece porque mamar acciona a libertação de uma hormona denominada CCK (colecistoquinina). Faz com que o bebé se sinta cheio, descontraído e pronto para dormir!
Auxiliar digestivo
A outra função da CCK é ajudar à digestão do bebé. O leite materno é rico em proteína e gordura e a CCK consegue decompô-lo.
Melhor coordenação
Finalmente, o acto de mamar do tipo não nutritivo dá ao bebé um pouco mais de prática na coordenação da acção de mamar-engolir-respirar. Estes três passos permitem que o bebé se alimente eficazmente de um peito ou biberão.
Mais alguma coisa que deva saber?
Agora que sabe que mamar e utilizar uma chupeta ajuda o bebé, eis algumas sugestões extra a ter em mente durante o crescimento.