1
Cuidados respiratórios

O que é um medidor de fluxo de pico?


As leituras de um medidor de fluxo de pico indicam-lhe em que medida as suas vias respiratórias estão abertas, de forma a poder gerir a sua asma1.

    O que é um medidor de fluxo de pico?

    Um medidor de fluxo de pico é um dispositivo portátil e simples para pessoas com asma que é utilizado para medir a forma como o ar se expulsa pelos pulmões. Medir o seu fluxo de pico com um medidor é importante para gerir os sintomas da sua asma e prevenir ataques, e deve fazer parte do seu plano de ação pessoal2.
    Por que razão devo medir a força da minha respiração?
    O fluxo de pico é uma medida da rapidez com que consegue expelir o ar dos pulmões quando expira todo o ar após ter inspirado profundamente. Esta medida denomina-se "fluxo expiratório de pico" ou "PEF". Manter o registo do PEF é uma forma de saber se a sua asma está sob controlo ou a piorar1. Em seguida, em conjunto com o plano de tratamento prescrito para a asma, pode tomar as ações adequadas para voltar a ter a sua asma sob controlo.
    Monitorizar a asma
    Se a sua asma está bem controlada, deverá ter as vias respiratórias abertas, pelo que é capaz de expelir o ar dos pulmões rapidamente, o que dará uma leitura de fluxo de pico elevada. Contudo, se a asma não estiver controlada, as vias respiratórias diminuem e não será capaz de expelir o ar tão depressa, o que dará uma leitura de fluxo de pico baixa.
    Como é efetuada a medição2?
    O fluxo de pico é medido através de um pequeno dispositivo portátil, como por exemplo o medidor de fluxo de pico. A escala é em unidades de litro por minuto (lpm). Quando soprar para o bocal, o pequeno marcador move-se dependendo da rapidez do sopro. O local onde o marcador para indica a leitura do fluxo de pico. A leitura mais alta de três tentativas deve ser registada como a leitura do melhor fluxo de pico.

    O seu profissional de saúde define indicadores de zonas de cor com base à melhor taxa de fluxo expiratório do utilizador ou da criança (a melhor medição do fluxo de pico obtida quando a asma está sob controlo). A medição do fluxo de pico mostrará uma de três zonas, conforme mostrado abaixo.

    Como é determinado o meu melhor valor de fluxo de pico?3

    O "melhor" fluxo expiratório de pico (PEF) é o valor de fluxo de pico mais elevado atingido pelo utilizador ou pela criança ao longo de um período de duas a três semanas, com a asma sob controlo. Sob controlo significa que se sente bem e não apresenta qualquer sintoma de asma.
     

    A determinação do melhor PEF é importante, pois trata-se do valor ao qual todas as outras leituras do fluxo de pico serão comparadas. O plano de ação contra a asma, desenvolvido em conjunto com o profissional de saúde, baseia-se neste número.

     

    Deve utilizar sempre o mesmo medidor de fluxo de pico e registar as leituras na tabela de fluxos de pico. Em seguida, continue a medir as leituras do fluxo de pico todas as manhãs. As leituras diárias vão ajudá-lo a reconhecer precocemente as diminuições do fluxo de ar e as alterações ao controlo da asma.

    Para descobrir o valor do seu melhor fluxo de pico, faça leituras do fluxo de pico:
    ícone de calendário duas vezes por dia
    Duas vezes por dia, durante duas a três semanas, quando a asma estiver sob controlo
    ícone da hora
    À mesma hora de manhã e ao final do dia
    ícone de prestador de cuidados de saúde
    Conforme indicado pelo seu profissional de saúde

    Com que frequência devo verificar o meu fluxo de pico?


    É melhor se os valores de pico de fluxo forem verificados todos os dias à mesma hora, preferivelmente uma vez de manhã e outra à noite3. Pergunte ao seu profissional de saúde com que frequência deve verificar o seu fluxo de pico.

    Como ler um medidor de fluxo de pico Philips PersonalBest?

    Sistema de semáforo de três zonas

    Zona verde

    Zona verde

    zona verde
    Se a leitura obtida  ficar por cima da marca de cor verde, o seu plano de medicação regular com medicação de controlo deve ser seguido.
    Zona amarela

    Zona amarela

    zona amarela
    Se a leitura ficar entre os marcadores amarelos, a asma pode estar a piorar. Siga as instruções do seu plano de ação contra a asma para saber como utilizar a medicação de alívio e voltar à zona verde.
    Zona vermelha

    Zona vermelha

    zona vermelha
    Se a leitura for inferior à marca vermelha, deve procurar apoio médico de imediato.

    Como comprar um medidor de fluxo de pico PersonalBest


    Medidor de fluxo de pico Philips PersonalBest

    Leve, autónomo e portátil, o PersonalBest permite monitorizar o fluxo de pico sempre que precisar.

    tabela de melhor valor

    Utilizar e limpar um medidor de fluxo de pico Philips PersonalBest

    passo 1
    1. Remova a cobertura superior
    passo 2
    2. Dobre a cobertura articulada para baixo e encaixe as metades de modo a formar uma pega
    passo 3
    3. Faça deslizar o indicador vermelho para a parte inferior da escala
    passo 4
    4. Levante-se e inspire o máximo que puder. Coloque a boca à volta do bocal para o vedar bem. Sopre com a maior força e rapidez possível
    passo 5
    5. O número onde o indicador para constitui o seu valor de fluxo de pico. Repita a partir do passo 3 e efetue 3 medições
    passo 6
    6. Registe a medição mais elevada na tabela de registo diário, anotando a data e a hora

    Perguntas mais frequentes

    para receber mais informações

    Quer saber mais?

    Registe-se para se manter informado
    É um profissional de cuidados de saúde

    É um profissional de cuidados de saúde?

    RENÚNCIA DE RESPONSABILIDADE: 
    As informações deste website são apenas informativas e não devem substituir o parecer de um médico.

    NOTAS DE RODAPÉ:
    [1] aaaai.org. Conditions-and-treatments/library/at-a-glance/peak-flow-meter. Acedido em outubro de 2017. 

    [2] Asthma.org.uk. All_about_asthma/controlling_your_asthma/resources_to_help_you/peak_flow_diary. Acedido em outubro de 2017. 

    [3] Webmd.com. Asthma/guide/peak-flow-meter. Acedido em outubro de 2017.