Se o seu filho tiver uma alergia alimentar, o sistema imunitário do corpo considera incorretamente alimentos específicos como nocivos. Uma reação alérgica a um alimento pode causar um vasto leque de sintomas.
Cerca de 2 a 5% das crianças são sensíveis a determinados alimentos, mas uma percentagem muito maior de pais suspeita que um alimento está a causar problemas ao seu bebé. Os alimentos que causam problemas com maior frequência são leite, ovos, soja, peixe, trigo e amendoins. Muitas crianças deixam de ter alergias alimentares quando alcançam os 12 meses, por isso é importante que o seu estado seja monitorizado cuidadosamente para assegurar que as dietas especiais não são prolongadas para além do tempo necessário.
Os sintomas de reação imediata da alergia podem ocorrer até uma hora depois de ingerir o alimento e incluem comichão, erupção cutânea, vómitos, angioedema (inchaço grave causado por acumulação de fluídos sob a superfície da pele) e anafilaxia (uma reação alérgica de todo o corpo que ocorre repentinamente). As reações retardadas são mais difíceis de diagnosticar e podem surgir horas ou dias após o alimento prejudicial ser ingerido. Os sintomas possíveis incluem eczema, diarreia crónica, cólicas, dores de barriga e crescimento lento.
Os testes de despiste são uma parte integral do diagnóstico para:
Após o diagnóstico, o alimento que está a causar os sintomas do bebé deve ser totalmente evitado. Caso esteja a amamentar, poderá ter de excluir esses alimentos também da sua dieta. No entanto, se excluir o leite e produtos lácteos da sua dieta, deve tomar um suplemento de cálcio para se assegurar que os seus níveis não se tornam insuficientes.
Recomenda-se que procure o aconselhamento de um nutricionista especializado para se assegurar que o consumo de leite e alimentos sólidos da criança continua a fornecer-lhe todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.
Os designados "leites em pó extensamente hidrolisados" são um tipo de leite em pó onde a proteína do leite foi decomposta em elementos muito mais pequenos. Isto permite que o seu bebé tenha uma dieta rica em proteína, mas os elementos mais pequenos não irão causar uma resposta alérgica.
Estes tipos de leite têm um sabor diferente. Os bebés mais pequenos aceitam-nos facilmente, mas os bebés mais velhos podem ter mais dificuldade em aceitar o sabor.
Outros tipos de leite
As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.