"Ao volante, ver significa sobreviver". Este slogan francês para a segurança rodoviária destinava-se originalmente a fazer com que os condutores testassem a sua visão. O mesmo aplica-se igualmente bem à iluminação automóvel. Ver e ser visto são duas considerações de segurança importantes para os utilizadores de automóveis. Com a época de férias a aproximar-se, apresentamos os detalhes. As lâmpadas utilizadas pelos principais fabricantes de automóveis são constantemente melhoradas, e as tecnologias de última geração, como os LED, estão a tornar-se cada vez mais duradouras. No entanto, ao longo do tempo, todas estas fontes de luz perdem intensidade, ainda que nos LED isto aconteça 20 vezes mais lentamente do que no halogéneo. É apenas lógica. As lentes dos faróis também não duram para sempre e a sua nitidez é afetada. Como motorista, a sua missão é sempre ver e ser visto, verificando regularmente as luzes do veículo. Por motivos de segurança, naturalmente, mas também porque luzes com avarias podem custar-lhe muito caro. Segurança rodoviária e a sua carteira O código da estrada é perfeitamente claro nesta matéria. Em alguns países, como em França, qualquer veículo com problemas nas luzes, como uma lâmpada fundida, por exemplo, pode ser parado pela polícia. Não é possível escapar aos regulamentos relativos à iluminação. O mesmo se aplica às luzes de travagem que não funcionam ou às luzes de mudança de direção que não piscam. A questão fundamental é que o incumprimento de qualquer destes regulamentos resulta garantidamente numa multa. Além disso, entre as várias verificações individuais na inspeção periódica de segurança normal de um veículo, várias estão relacionadas diretamente com as lentes e as luzes. Estas representam a segunda maior causa de reinspeção na maioria dos países europeus. Concluindo, é melhor verificar se todas as luzes do veículo funcionam corretamente e se as lentes dos faróis não estão rachadas nem amareladas devido à idade. A substituição das lâmpadas não é suficiente O primeiro instinto (correto) é substituir a lâmpada avariada. E mesmo que apenas uma pareça estar avariada, é melhor substituí-las em pares para manter a mesma intensidade de luz do lado direito e do lado esquerdo. 'Olhando para além das luzes, é importante verificar as lentes ou as tampas. Se estas estiverem sujas ou deterioradas (a idade e os raios UV podem tornar alguns plásticos amarelos), uma lâmpada nova não iluminará tão eficazmente como deveria. Em média, uma lente em más condições pode diminuir a intensidade da luz em 20-30%. Por fim, uma iluminação eficaz precisa de ser ajustada, para que possa ver muito à frente sem encandear os outros condutores. Um feixe que esteja desalinhado para cima apenas 1% pode aumentar 20 vezes o risco de encandeamento. Um desalinhamento descendente de 1% reduz o alcance visual do condutor em média 30 metros. Idealmente, deve utilizar ajuda profissional (como um centro de testes a veículos ou uma oficina) com o equipamento necessário para garantir que os feixes dos faróis estão alinhados corretamente. Estes passos vitais, mas simples e de senso comum, permitem-lhe conduzir sem preocupações na estrada.
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