O grão de café favorito do mundo. Cultivado em toda a América Central e do Sul, na costa leste de África e em determinadas áreas da Ásia, o arbusto Coffea Arabica requer condições especiais de solo, altitudes elevadas (600 a 2000 metros acima do nível do mar) e o equilíbrio certo de calor e humidade.
O termo que designa alguém que recebeu formação específica para preparar e servir diferentes tipos de café. A palavra tem origem na palavra italiana para designar um "profissional da cafetaria".
Uma certificação que garante que o café foi cultivado à sombra, sob as copas naturais das árvores de uma floresta tropical. Protege contra o abate das florestas tropicais, cujo intuito é cultivar café ao sol, o que suporta um número muito reduzido de espécies de pássaros.
A fragrância, o aroma, o odor e o sabor residual de café acabado de preparar.
A fruta madura do cafeeiro. As sementes, após extracção da fruta, tornam-se grãos de café verdes.
Café ao qual foi removido 97% ou mais da sua cafeína naturalmente presente é classificado como descafeinado. O estimulante suave é extraído dos grãos de café no seu estado ainda verde (não torrado). Apesar de haver vários métodos diferentes, todos usam água.
O café de filtro é um método que consiste em verter água quente sobre café moído dentro de um filtro. O café goteja, devido à gravidade, através do filtro para o jarro ou para uma chávena.
O método utilizado para secar as bagas de café pode ser por exposição ao sol ou num secador mecânico. Em seguida, a casca dura e murcha é removida à mão ou por uma máquina.
Isto representa a quantidade de café que é extraída pela água durante a preparação. A extracção ideal depende de uma variedade de factores como tempo de preparação, temperatura e grau de moagem. Um café com extracção insuficiente pode ser ácido, um café com extracção excessiva pode ser amargo.
O café com certificação de Comércio justo está integrado num movimento social cujo objectivo é elevar os rendimentos e a qualidade de vida de pequenos agricultores por todo o mundo, em especial nos países emergentes. Esta também promove a sustentabilidade e ajuda a proteger o ambiente.
Moca é um grão de alta qualidade do arbusto Coffea Arabica, nativa do Iémen. Recebeu o seu nome da cidade portuária de Moca, exportadora de café próspera do século XV ao XIX. Não deve ser confundido com o café com sabor a chocolate, também denominado de moca.
Uma certificação orgânica garante que o café não foi exposto a herbicidas, pesticidas, insecticidas nem fertilizantes produzidos comercialmente.
Um bocal de vapor que é utilizado para preparar espuma de leite.
Normalmente, cada baga de café contém dois grãos. Ocasionalmente, uma baga formará apenas um grão. Este é denominado Caracolito. Conhecidos pelo seu aroma forte e requintado, estes grãos são frequentemente separados do resto da colheita e vendidos a um preço mais elevado.
Um componente de uma máquina de café expresso com um filtro do manípulo que contém o café moído durante a preparação.
A remoção da polpa e da casca exterior da baga do café para revelar o grão de café durante a via húmida, directamente após a colheita das bagas de café.
Uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para conservar a biodiversidade e assegurar condições de vida sustentáveis. O café que apresenta este selo é originário, ou contém ingredientes adquiridos, de quintas ou florestas com selo Rainforest Alliance Certified. Este é também conhecido como café cultivado à sombra, por oposição ao café cultivado ao sol que envolve a desflorestação, não conservando assim a vida selvagem.
Uma espécie de café do arbusto Coffea Canephora. Cultivada maioritariamente em áreas tropicais de África e do Sudeste Asiático. Esta floresce a altitudes de cerca de 650 metros e a temperaturas entre 24 a 29 °C.
Uma peça pequena semelhante a um almofariz utilizada para comprimir (apertar) o café moído no conjunto do manípulo de uma máquina de café expresso. Isto assegura que a água quente é forçada através do café de forma uniforme para obter uma extracção ideal.
Um método de preparação de café não filtrado com um sabor forte e aromático. Café moído finamente é fervido numa "cezve" (cafeteira) cheia de água, normalmente com adição de açúcar. Em seguida, este é vertido para pequenas chávenas e aguarda-se que o pó assente antes de beber.
O método no qual as máquinas de despolpagem separam as sementes da polpa das bagas de café. Para auxiliar a extracção, primeiro as bagas de café são demolhadas em água. Em seguida, os grãos são secos ao sol ou em secadores mecânicos.
You are about to visit a Philips global content page
Continue