Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

Cólicas dos bebés – o que precisa de saber

Sintomas de cólicas – bebé a chorar

O sinal mais claro de que o seu bebé poderá estar a sofrer de cólicas é o choro contínuo e agudo sem razão óbvia.

Outros sinais de que o seu bebé poderá ter cólicas são:

  • Choro mais frequente ao final da tarde, início da noite, por vezes depois de comer
  • O rosto do seu bebé ficar vermelho e ele está sempre a olhar para cima
  • O seu bebé encolhe as pernas em direção à barriga
  • A barriga do seu bebé está dura
  • O seu bebé levanta a cabeça ou as pernas e liberta gases
  • O seu bebé fecha os punhos 

Ninguém tem a certeza qual é o motivo para os bebés terem cólicas, mas os sintomas podem ser muito angustiantes para os pais. 

Como prevenir cólicas e aliviar o desconforto do seu bebé

Intervalos maiores entre cada refeição

Tentar estabelecer uma rotina de refeições a cada três/quatro horas poderá ser melhor do que alimentar o bebé a cada uma ou duas horas, como habitualmente.

Dieta durante amamentação

Se estiver a amamentar, verifique se a sua dieta inclui demasiados alimentos desta lista: brócolos, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, chocolate, leite de vaca, cebolas, citrinos e tomates. Todos estes alimentos podem provocar gases ou cólicas nos bebés. Se suspeitar de um determinado alimento, evite-o durante alguns dias para verificar se tem algum efeito. Se estiver a considerar cortar algum grupo alimentar a longo prazo, como lacticínios, será melhor aconselhar-se junto de um profissional de saúde.

Técnica para arrotar

Tente eliminar os gases da barriga do seu bebé antes de estes terem oportunidade de passar para os intestinos. Se o seu bebé mamar muito depressa, poderá ter de o pôr a arrotar com mais frequência. Uma posição vertical é essencial, coloque o bebé no seu ombro ou sente-o ao seu colo. Tente dar palmadinhas nas costas do bebé para ajudar as bolhas de ar a subir e sair.

Massagem

Uma massagem suave na barriga pode ajudar a descontrair os músculos tensos do bebé e é especialmente eficiente após um banho quente.

Gotas homeopáticas

Apesar de não existirem provas concretas sobre a eficácia dos produtos homeopáticos, algumas mães usam-nos para tratar problemas dos bebés. Estes ajudam a aquecer e descontrair a barriga dos bebés e têm um efeito antiácido. Existem vários produtos que só podem ser usados a partir de uma idade específica, por isso nunca se esqueça de verificar o rótulo antes de usar.

Uma posição mais confortável

Algumas posições são calmantes para um bebé com cólicas, especialmente a nível da barriga. Deite o seu bebé de bruços sobre o seu braço, com a cabeça pousada na parte interior do seu cotovelo e a sua mão no meio das pernas do bebé. Também pode tentar deitar o seu filho de bruços no seu colo, com a cabeça voltada para o lado, enquanto move suavemente as suas pernas de um lado para o outro. Lembre-se que quando o bebé adormecer deve assegurar-se que ele está deitado de barriga para cima.

Movimento

Uma cadeira vibratória ou de baloiço pode ser a solução perfeita se o seu bebé ficar muito inquieto ao final do dia.

Biberões anticólicas

Se o bebé estiver a ser alimentado com biberão, tanto total como parcialmente, escolha um biberão com uma válvula anticólicas cuja eficácia na redução das cólicas e dos seus sintomas tenha sido testada clinicamente. Assegure-se de que usa a tetina com o fluxo correto para o seu bebé e de que esta está sempre cheia de leite para assegurar que o seu bebé não está a engolir ar.

Chupetas

Experimente uma chupeta quando for difícil reconfortar o seu bebé. Se ele sentir dores, o movimento de sucção irá ajuda-lo.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Queixas comuns sobre a saúde do bebé

Queixas comuns sobre a saúde do bebé

Alergias ao leite

Alergias ao leite

Comer bem durante a amamentação

Comer bem durante a amamentação

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé