2 colheres de sopa de aneto fresco, picado finamente
sumo e raspa de ½ limão
200 g de filete de truta fumada
3 folhas de gelatina
200 ml de caldo de peixe (caldo condensado)
- 1 terrina ou forma pª bolo (750 ml), untada
robot com acessório para amassar
Instruções
Coloque o acessório de amassar na tigela antes de adicionar a farinha com manteiga, o vinagre e uma pitada de sal. Deixe o robot trabalhar até formar a massa. Junte 1-2 colheres de sopa de água fria, se a massa permanecer com muitos grumos.
Estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha com um rolo polvilhado com farinha. Dobre a massa 3 vezes, e mais outra e forme um círculo fino. De seguida, dobre 3 vezes (novamente), e mais outra, e cubra com película aderente.
Ponha a massa no frigorífico por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200°C. Misture a cebola, a salsa e a raspa de limão e tempere a gosto com sal e pimenta. Estenda a massa formando um rectângulo fino e corte um pedaço do tamanho da forma para fazer uma tampa.
Faça um pequeno furo no centro da tampa. Cubra o fundo e os lados com o resto da massa. Encha a terrina com camadas alternativas de filetes de truta e mistura de ervas. Dobre para dentro a massa que sobrar nas extremidades e ponha a tampa, feita anteriormente, por cima. Pressione para unir.
Ponha a forma numa prateleira abaixo do centro do forno e coza por 40-45 minutos até dourar. Entretanto ponha a gelatina de molho. Aqueça o caldo de peixe e o sumo e limão. Esprema toda a água da gelatina e, mexendo, dissolva a gelatina no líquido quente. Deixe arrefecer e solidificar ligeiramente (até ficar gelatinoso).
Retire a terrina do forno e deixe repousar por 15 minutos. Com um funil, deite a mistura de gelatina através do furo na tampa, até a terrina estar completamente cheia. De seguida, deixe arrefecer, para que o líquido possa espalhar e solidificar.
Ponha a terrina no frigorífico durante, pelo menos, 2 horas. Fatie e sirva. 1 hora de preparação (+ 30 minutos no frigorífico)