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Quer adormecer

Quer adormecer? Não conte carneiros

 

Em busca de uma boa noite de sono? Esqueça a contagem de carneiros! Um estudo sobre pessoas que sofrem de insónias realizado pela Universidade de Oxford mediu a eficácia de várias técnicas de indução de sono e concluiu que as pessoas que contaram carneiros demoraram mais tempo a adormecer do que aquelas que imaginaram um cenário relaxante. As pessoas que contam carneiros demoraram uma média de 20 minutos adicionais a adormecer, uma situação que os cientistas atribuem à natureza aborrecida da contagem.

 

Embora tanto os homens como as mulheres lutem com insónias e com a dificuldade em adormecer, as mulheres são mais propensas a relatar problemas de sono, como não dormir o suficiente ou sentir sonolência durante o dia, de acordo com a  National Sleep Foundation (NSF). As alterações hormonais associadas à gravidez e/ou idade são consideradas um fator contributivo.

No entanto, nem todas as mulheres no mundo estão a perder uma boa noite de sono.

 

De acordo com um novo inquérito internacional da NSF que compara os tempos de sono, atitudes, hábitos e rotinas na hora de ir para a cama de pessoas em todo o mundo, as mulheres na América dormem, em média, menos 30 a 40 minutos por noite do que as mulheres no Reino Unido, Alemanha, México e Canadá.

 

Além disso, as mulheres também não dormem bem. Os adultos com mais de 30 anos precisam de sete a nove horas de sono por noite, de acordo com a NSF, mais do que a média de seis horas e 31 minutos de sono que os adultos americanos dormem.

 

Além de imaginar pensamentos felizes ou lugares relaxantes, a NSF sugere tentar estes truques para ter uma boa noite de sono já hoje:

 

Mexa-se: o exercício habitual de manhã ou de tarde (pelo menos três a quatro horas antes de dormir) pode promover um sono descansado mais tarde.

 

Desligue: a distração de telemóveis, televisores, computadores portáteis, tablets e outros dispositivos eletrónicos no quarto não permite que o cérebro "desligue" e relaxe para que possa adormecer.

 

Estabeleça uma rotina: definir uma hora regular para ir para a cama e acordar pode ajudar a desenvolver o hábito de dormir bem.

 

Evite a cafeína: uma vez que é um estimulante, uma bebida com cafeína pode levar a um aumento da frequência cardíaca e da atenção, tornando difícil adormecer.

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